Notícias Nacionais e Internacionais
Destaque

Cássia Freire celebra decisão do STF

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamenta os procedimentos e define a obrigatoriedade do voto impresso, já em 2018

Segundo resolução aprovada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamenta os procedimentos a serem adotados nas sessões eleitorais, já em 2018 estará em vigor a obrigatoriedade do voto impresso.

Em razão da proximidade com as eleições que serão realizadas em outubro próximo, não haverá tempo hábil capaz de preparar o procedimento em todas as regiões, de forma que nem todas as urnas terão respectivo procedimento. Mesmo assim, a presidente da ONG ponta-grossense “Instituição Solidária”, Cássia Freire, que protocolou um requerimento para a implantação do voto impresso, celebrou a medida. Porém, ressaltou que a Lei deveria ser cumprida na íntegra. “Foi uma vitória da democracia”, disse Cássia Freire.

Segundo o TSE, o processo terá início em 2018 e se estenderá até 2028. Cássia afirma que seguirá acompanhando toda essa questão, até que o objetivo seja cumprido em 100%.

“Eles sendo guardiões da legislação deveriam cumprir a Lei 13.165/2015 na íntegra, como foi determinado pelo congresso nacional e sancionado pela presidência da república, e dar garanti a ao povo que o voto foi realmente para o candidato escolhido”, disse. Cássia Freire é presidente da ONG ponta-grossense “Instituição Solidária”

No próximo dia 7 de outubro os eleitores brasileiros vão às urnas para escolher presidente da república, governadores de estado, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Embora possam haver urnas já funcionando com o sistema de impressão, para o eleitor não haverá mudanças. Ao confirmar os votos, a impressão cairá dentro de uma urna inviolável, podendo servir para a verificação da contabilização dos votos eletrônicos nas sessões definidas pela Justiça Eleitoral.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar