Patriota Nacional

Mulher! O Brasil precisa de você

Fabiana Barroso. - Presidente Nacional do Mulher Patriota51

É certo que os lugares onde a mulher consegue fazer política de forma satisfatória são os países onde ela consegue um equilíbrio entre as atividades da sua vida pessoal e profi ssional, e ainda sobra um tempo para fazer política. E, nesse tempo excedente é que ela precisa fazer com que seja aceita pelos demais cidadãos.

Segundo a Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – no Brasil, um pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. Ocupamos o 143º lugar entre 193 países no ranking, frente apenas de alguns países árabes, do Oriente Médio e de ilhas polinésias.

A Lei nº 9.504/1997, que rege as nossas eleições, estabeleceu que  cada partido ou coligação deve reservar pelo menos 30% de suas vagas para as candidaturas de mulheres. Como a redação original do art. 10, § 3º, falava em “reserva” de vagas, nossos partidos descumpriam o dispositivo, sob o argumento de que reservavam as vagas, mas não apareciam mulheres para ocupá-las. Depois de muita luta dos movimentos feministas, o texto foi alterado. A nova redação dada pela Lei nº 12.034/2009, fi nalmente utilizou o imperativo: “3º) Do número de vagas resultante das regras previstas neste artigo, cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para cada sexo.

Contudo, embora tenha havido um certo crescimento, no Brasil ainda a taxa é muito baixa. Com base nas últimas eleições, nas Câmaras Municipais, por exemplo, temos um índice de 15%, o que signifi ca que há sete vereadores (homens) para uma vereadora (mulher).

Muito se poderia falar a respeito, como índices de escolaridade, de pobreza, etc., mas quero me ater apenas ao fato de que nós precisamos usar do instrumento que temos, no caso, o Patriota51, para juntar forças e transformar o país. Hoje, os maiores partidos do país, são os que menos investem nas mulheres e a legislação precisa avançar para melhorar o espaço feminino na política, assim como acesso direto ao Fundo Partidário através da legislação, cadeiras exclusivas para mulheres nos legislativos municipal, estadual e federal, entre outros. Faça parte do “Mulher Patriota”, seja ativa, brigue, participe, busque resultados. Seja uma candidata e mostre que você é capaz. Juntas poderemos mudar esse país.

Fabiana Barroso. – Presidente Nacional do Mulher Patriota51.

Tags
Mostrar mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close