Artigos

Representatividade! O que é?

Por Suzelaine Pedroni Rosa

Pra mim, representatividade é ver em espaços de poder pessoas semelhantes a mim, seja no gênero, na etnia, na raça. Não podemos negar a necessidade da busca por igualdade nos espaços de poder e decisão.  A construção de uma sociedade que promova a igualdade e que garanta os direitos das mulheres a uma vida livre de violência e sem discriminações deve ser compromisso de mulheres e homens. Na política, a desigualdade de gênero, ligada às desigualdades de classe e raça, se revela de forma bastante contundente, o que acarreta a baixa presença de mulheres, em especial de mulheres negras e de classes populares. É importante que as mulheres estejam presentes nos
espaços de poder, em vez de marginalizadas, como sempre ocorreu ao longo de toda a história da sociedade brasileira. A democracia deve proporcionar condições para que as mulheres manifestem suas perspectivas, idéias, demandas e necessidades nos espaços em que são tomadas as decisões que dizem respeito a toda sociedade. Desenvolvi um projeto chamado “Mais Mulher na Política”, não apenas com o intuito de eleger mais mulheres, o que é muito importante, mas também levar conhecimento e estimulo  entre as mulheres, principalmente as que se encontram nas classes populares. Esse é o meu papel, mostrar que juntas somos mais fortes.

 

Suzelaine Pedroni Rosa – Delegada da 4 Conferência Nacional de Políticas para Mulheres em Brasília e Estudante de Gestão Pública.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar